Servem para tornar a entrada da noiva mais graciosa, sempre com a função de enriquecer o cortejo de casamento.

A da minha deverá ter uma música exclusiva para sua entrada, assim como a noiva. Também se deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva, tiraria todo o glamour da entrada triunfal da noiva com seu vestido. O Número de pajens e damas podem variar de uma à oito crianças. A idade ideal é á partir dos cinco anos, uma idade que já possam entender e cumprir sua tarefa. Que são: segurar o véu, entrar com as alianças até o altar, jogar as pétalas de flores da cestinha e até segurar o bouquet da noiva durante a cerimônia.
Quem leva as alianças é o pajem. Geralmente são usadas almofadinhas apropriadas. Se não houver pajem, pode-se escolher uma das damas, e caso não haja crianças, quem levará as alianças é o próprio noivo. Quando há um casal a da minha deverá entrar com um buquê igual ao da noiva ou uma cesta com pétalas de flores que serão jogadas no caminho por onde passará a noiva.
O Traje
Os vestidos das da minhas devem ser iguais, e podem combinar com a cor predominante da decoração, ou com algum detalhe do vestido da noiva. Se o vestido da noiva tiver detalhes ou nuances em alguma cor, o ideal é usar vestidos brancos com faixas da cor na cintura, ou usar um vestido da cor do detalhe em tons mais fortes. Se houver apenas damas adultas, todas podem usar vestidos iguais, ou modelos iguais em tons diferentes, mas o buquê tem que ser igual.