E a mãe do noivo ? ( crônica)

Na verdade eu não pretendia tratar do tema. O que falar, de novo, a respeito da mãe do noivo, da sogra...daquela quase sempre rotulada como a possessiva, a controladora, a intrometida...?
Mas já que foi lançado o desafio, começo passando a bola: será que você ou alguma noiva já se colocou no papel da sogra? Então vamos voltar no tempo...
Muitos anos atrás, ela era jovem como você... parece incrível, mas ela já foi jovem como você! E soube que estava esperando um bebê... Aliás, o laboratório só fez confirmar, porque, bem antes disso, ela já sentia a presença dele... aquela presença que ainda não era nada pra nenhuma outra pessoa.
E, naquele momento mesmo, ela se deu conta de toda a transformação que se daria em sua vida. Foi quando teve certeza de que nunca mais seria só uma, mas que se desdobraria na vida ainda incipiente daquela criaturinha que trazia no ventre.
E foi isso mesmo que aconteceu: durante vinte, trinta anos, o centro de sua vida foi ele, o filho. Foi principalmente por ele e para ele que ela viveu.
Essa é a história da maioria das mães. Como se diz, só muda o endereço.Veja que não estou falando de exceções, mães solteiras, viúvas ou divorciadas apenas, de mães de filhos únicos. Estou falando também de mães em lares estáveis e felizes, com bons maridos, com outros filhos. Pois cada filho é sempre o centro da vida da mãe...Tenha ele 3 ou 30 anos, as preocupações são diferentes apenas... Se ele já saiu, onde está, quando volta... se escovou os dentes, se já fez as lições, quem são suas companhias, se foi bem na entrevista, se está firme no emprego. Muitas mães abdicam de suas carreiras ou as restringem por não conseguir conciliar trabalho e filhos. Ou por achar que não conseguem...
O filho cresce... e surge você! E o filho decide se casar! Conformada, ela pode até dizer: “a gente cria os filhos é pro mundo mesmo!” mas quase sempre é sem muita convicção...
Provavelmente, ela não será consultada nem sobre o dia, o local, nem sobre o estilo da cerimônia, como acontece com a mãe da noiva, embora quase sempre seja chamada a contribuir financeiramente para o evento.
O bufê quem escolhe é o pai da noiva, a decoração, a mãe da noiva... A música vai ser a do mesmo conjunto do casamento da irmã da noiva... e foto e filmagem, aquele mesmo que atuou no casamento da melhor amiga...da noiva... Quem decide sobre a lista de convidados senão a noiva!
Se nem mesmo o noivo é muito consultado, a não ser pra viagem, os convites e o carro, imagine a mãe do noivo?
Está certo que quem resolve como e quanto pagar o apartamento é o noivo. Mas quem é que dá a palavra final na escolha? E você já viu alguma noiva escolher tal apartamento porque é perto da casa da sogra?
Do vestido da noiva, nem pensar, ela não pode nem chegar perto! Nem tentar imaginar como vai ser! Lógico, se nem mesmo sobre o traje do filho ela pode dar palpite!
Até sobre a cor da própria roupa ela às vezes não opina. Foi a noiva quem decidiu que do lado do noivo todas devem ir de azul! Se por acaso as madrinhas e mães ficam livres, ela não será nunca a primeira a escolher a cor: esse privilégio cabe à mãe... da noiva!
Na hora da entrada ela tem, sim, destaque e entra de braço dado com o filho pela nave central... Mas é a mãe da noiva a mais fotografada, é a mãe da noiva a mais filmada, porque é ela quem fica todo o tempo ao lado da filha.
Isso é o padrão, embora haja exceções, claro. O melhor que a sogra tem a fazer quando assim acontece? Aceitar! Não como coitada, como mártir, simplesmente como experiente dos fatos da vida, sabendo que o que acontece não é por má sorte sua, nem por ruindade da nora.
E não é porque ficou excluída dos preparativos do casamento que estará excluída da vida deles. Vai depender muito de suas atitudes. Que ela fique na retaguarda e faça-se útil quando for chamada, seja amiga, seja conciliadora. Que ela tenha a maturidade de saber que o amor que o filho lhe dedica é único, não maior, não menor do que o que dedica à noiva, mas diferente.
Mas deixe que lhe diga uma coisa: tudo isso que estou contando é de ouvir falar, é de tanto observar, é de tanto ouvir reclamação e não por experiências negativas que eu tenha vivido. Ao contrário, na minha família era tanta a afinidade entre minha mãe e minha cunhada que mesmo na hora do parto ela quis a sogra perto! E eu mesma, convivi por quase trinta anos com minha sogra, sem nunca ter tido desavenças com ela, antes ou depois do casamento.
Bondade das noras? Sim. Mas com certeza, muita sabedoria das sogras, que souberam entender que as mulheres de seus filhos os amavam também muito e queriam o bem deles tanto quanto elas. E se às vezes se mostravam um pouco intransigentes, exclusivistas ou pouco generosas não era por maldade, mas por estar tentando demarcar seu espaço no ambiente da família e no coração dos seus maridos. E por um grande medo de perder a identidade, ao entrar num ambiente familiar, já tão sedimentado por estreitos laços afetivos e pelo tempo.
E que Ele não se esqueça de mim, mãe de três filhos...homens!
Deus dê a vocês, noivas, e às suas sogras muita luz! Isso é bom pra alicerçar o casamento!
ÉLIDE HELZEL
Consultora em assuntos de casamento e colunista de diversas publicações especializadas.
Sorte a minha trêis filhas mulheres...rs
Você está correta em sua crônica Élide.
Onde passar a lua de mel?

Se eu fosse você eu iria para Berna, Suiça...Mas se você não pode então se programe para suas bodas de ouro...rs


Como desidrato meu buquê?
Para o processo de desidratação, uma flor não deve estar inteiramente “madura” ou poderá perder muitas de suas pétalas .
Outro aspecto a ser levado em consideração é o tipo de flor que se pretende secar. A secagem ao ar é recomendada para variedades mais robustas tais como as rosas ou para variedades bem pequeninas. Para flores mais delicadas, como lírios, a secagem poderá ser feita pelo processo de pressão.
Crisântemos, rosas, tulipas, gérberas, etc, exigem um processo que preserve suas cores e estrutura no processo de secagem através de microondas.
Secagem ao ar:
1. Descascar a folhagem extra dos caules das flores e cortá-los no comprimento desejado ( não deixando-os muito longos).
2 – Remover todas a luz solar do ambiente, logo após cortar as flores. Isto irá garantir que suas cores sejam preservadas.
3 - Encontrar uma área escura, seca e com boa circulação de ar, como por exemplo, um armário não utilizado.
4 – Fixar , com um fio,a extremidade inferior da haste da flor a um gancho. Você pode pendurar mais de uma flor em cada desde que as mesmas se posicionem de cabeça para baixo para secar.
5 – Aguardar um período de duas ou três semanas e verificar se elas já se encontram totalmente secas antes de retirá-las do abrigo.
6. Remover as flores dos ganchos e pulverizá-los com o hairspray para dar-lhes alguma proteção extra.
Após este processo, suas flores já estarão prontas para serem utilizadas em galhos ou em forma de pout pourri. Porém, cabe lembrar que as flores desidratadas não gostam da luz solar ou do calor extremo.
Secagem com microondas:
1. Encontrar um microondas seguro que prenda seus flores e ajuste na microonda.
2. Cobrir o fundo do recipiente onde você irá depositar a flor, com gel de silicone. Colocar as flores no gel, com a abertura da flor para cima, e então derramar delicadamente o gel sobre a flor para assegurar que todas as pétalas sejam envolvidas corretamente. Se você não tiver cuidado com o gel, a forma das pétalas pode sofrer grandes estragos.
3. A temperatura e o tempo empregados no microondas irão variar de acordo com a flor,portanto, é necessário que se comece com uma potência baixa e pouco tempo e se vá aumentando de acordo com a necessidade, como por exemplo – potência mínimas de 2 a 5 minutos. OBS = Colocar seu recipiente descoberto no microondas.
4. Uma vez que suas flores secaram, abrir o microondas e cobrir imediatamente o recipiente. Remova, então, o recipiente , abri-lo alguns milímetros e deixá-lo na espera de 24 horas.
5. Após este período, limpar as pétalas com uma escova
Qual flor vou usar na decoração?
A hortênsia na minha opinião é a mais lina para sua decoração!

A hortênsia é com certeza uma das plantas mais comercializadas no Mercado das Flores da CEASA de Campinas (SP), é encontrada tanto em vasos para decoração de ambientes como também plantadas em sacolas plásticas par utilização em paisagismo.
Um item que não pode faltar na hora de planejar a decoração do seu casamento são as flores, mais que um simples detalhe, escolher uma flor bonita e elegante e fazer uma boa distribuição delas no local onde vai ser a festa, pode ser o grande diferencial da sua recepção.
DECORAÇÃO ECONÔMICA COM FLORES
As flores são um item indispensável na hora de planejar a decoração do seu casamento pois dão charme e elegância. Porém também são caras e na hora de colocar isso no orçamento, você tem que ter em mente quanto pode gastar, levando em consideração se vai usar flores naturais ou artificiais.
O vídeo abaixo ensina arranjos:
Como economizar ?

Para economizar no seu casamento você pode pegar esse modelo de lembrancinha e fazer para distribuir entre seus convidados. São mini-leques feitos com renda e perfumados. Além de lindos, baratos, são muito fáceis de fazer

Leia mais: Faça você mesma as lembrancinhas de casamento –
Leque de renda perfumado
Link vai te ajudar a fazer lindas lembranças para o seu casamento. www.noivinhafeliz.com.br

Aprenda a fazer esse lindo modelo de almofadinha para Porta-Alianças –ótimos para que as daminhas, demoiselles, damas de honra ou pajens o leve até o altar e com a presença deles, o cortejo ficará muito mais bonito. O melhor de tudo é que sai mais barato pois você mesma pode fazer com o passo-a-passo super fácil que mostraremos logo abaixo.
PORTA-ALIANÇAS CORAÇÃO
Materiais
5,50 m de Rendas IPIRANGA ref. 35 branca
1,30 m m de Rendas IPIRANGA ref. 35 salmon
2 m de m de Rendas IPIRANGA ref. 118 branca
2,5 m de cordão de São Francisco
1 flor de organdi
50 cm de arame nº 24
cola quente
1 coração de isopor com 25 cm de diâmetro
1 caixa de alfinetes
1 pedaço de tecido 6x6 cm
25 pérolas
Clique na foto para ampliá-la.
Modo de Fazer
Corte 26 pedaços de Rendas IPIRANGA ref. 35 branca e 8 pedaços da cor salmon com 16 cm cada; vire as duas pontas para baixo que formará um triângulo, passe ferro quente em todos eles.
Fixe com alfinete o tecido no centro do coração e prenda 4 triângulos de renda deixando um bico frente ao outro (conforme a foto).
Vá contornando o coração com os triângulos, deixando sempre um espaço de 3 cm entre os bicos e prendendo-os com alfinete. Quando terminar lavente os alfinetes aparentes um a um e coloque as pérolas.
Franza a Renda IPIRANGA ref. 118 e cole com cola quente ao redor do coração. Cubra o franzido com o cordão São Francisco. Faça um laço com o cordão e cole no centro do coração. Arremate o laço com uma flor.
Quais fotos não podem faltar?
As fotos que não podem faltar...
Antes do casamento
• O dia da noiva, com ela se arrumando
• O noivo em casa dando os últimos retoques na roupa
• Fotos na casa com pais da noiva
• A saída
• O salão da festa sendo arrumado
• Noivo saindo para a cerimônia
Civil
• O ambiente
• As assinaturas
• Os padrinhos
Festa
• O ambiente e a decoração
• Os amigos se encontrando
• Os cumprimentos
• Os brindes
• O bolo sendo cortado
• Uma foto de cada mesa
• A valsa
• A noiva dançando com seu pai
• O noivo dançando com sua mãe
• Todo mundo dançando
• Jogando o buquê
• A saída dos noivos
Cerimônia
• Ambiente e decoração
• Os pais e padrinhos no altar
• As daminhas e os pajens
• A entrada do noivo
• A entrada das daminhas e pajens
• A entrada da noiva
• Pai entregando a noiva para o noivo
• A benção das alianças
• Os votos
• A hora de colocar as alianças
• O beijo
• Os cumprimentos
• A saída
Retratos
• A noiva, em todos os ângulos
• O noivo, também em todos os ângulos
• O casal
• Fotos com todos os padrinhos
• O casal e os pais dele
• O casal e os pais dela
• O casal com os pais dos dois
• O casal cada vez com uma das famílias
• O casal e as daminhas e pajens
• A turma
• Foto com os avós, as madrinhas de batismo, uma tia muito querida
• A noiva e suas amigas
• O noivo e seus amigos
Existe chá do amor?
Sim existe chá do amor!
Ingredientes- 2 xícaras de chá de água
- 1 xícara de pétalas de rosas pequenas, de jardim
- 1 pauzinho de canela
- 2 colheres de chá de melModo de PreparoFerva as duas xícaras de água. Jogue a xícara de pétalas de
rosas, acrescente o pauzinho de canela e as 2 colheres de mel.
Coe e beba. É tiro e queda.
Como deve ser a mesa dos convidados?
Noivinha relaxe, porque é preciso ter um pé direito de palácio imperial para vocês se preocuparem com esta questão!
O lugar dos convidados

01-O lugar dos convidados deve ser definido pelos noivos poucos dias antes do casamento. Embora em algumas festas esta tarefa seja deixada na mão dos convidados, poderá, no entanto, tornar-se incómodo, sobretudo se existem muitas pessoas que não se conhecem.
02-Apesar de não haverem regras rígidas na distribuição dos lugares, os convidados deverão ficar sentados homem/mulher alternadamente.

convidados principais e de maior cerimónia ocupam as mesas mais próximas da mesa dos noivos, pela seguinte ordem: pais e respectiva família (avós e outros familiares mais velhos), seguidos dos convidados mais íntimos ou de maior cerimónia.

04-A Mesa dos pais dos noivos é, normalmente, ocupada pelos amigos mais íntimos e convidados de honra.
O lugar dos convidados

01-O lugar dos convidados deve ser definido pelos noivos poucos dias antes do casamento. Embora em algumas festas esta tarefa seja deixada na mão dos convidados, poderá, no entanto, tornar-se incómodo, sobretudo se existem muitas pessoas que não se conhecem.
02-Apesar de não haverem regras rígidas na distribuição dos lugares, os convidados deverão ficar sentados homem/mulher alternadamente.

convidados principais e de maior cerimónia ocupam as mesas mais próximas da mesa dos noivos, pela seguinte ordem: pais e respectiva família (avós e outros familiares mais velhos), seguidos dos convidados mais íntimos ou de maior cerimónia.

04-A Mesa dos pais dos noivos é, normalmente, ocupada pelos amigos mais íntimos e convidados de honra.
Posso usar bolo de chocolate?
Você pode sim, mesmo sabendo que o tradicional é o bolo branco , você não é tradicional e o casamento é seu pode usar bolo branco azul de chocolate a cor é você quem escolhe, alias mostra o quanto você tem personalidade, espero que seja delicioso seu bolo de chocolate noivinha!
O que posso jogar sem ser o buque?
Posso personalizar minha festa?

Personalize a sua festa de casamento
Na maioria dos casos, o dia do casamento passa tão depressa que os noivos quase não dão por isso. Para além do mais, o orçamento ultrapassa, quase sempre, as estimativas. Não se preocupe. Casamentoclick oferece-lhe uma série de conselhos para dar ao seu casamento um toque pessoal, sem excessos.Pode personalizar seu casamento de varias formas.
Detalhes especiais
01-Personalize os convites: se tiver um amigo fotógrafo ou artista plástico, porque não fazer o convite de casamento com uma aguarela da fachada da igreja ou do local onde se realiza a festa?
02-Esteja atento aos convidados: dedique uns minutos a cumprimentar e a agradecer a presença de todos os convidados (se houver aniversariantes, tenha um bolo e cante os parabéns).
03-Escolha uma música especial para dançar com os padrinhos: músicas de filmes como Dirty Dancing, Pulp Fiction, Top Hat, Grease, Scent of a Woman…para além de serem animadas, pode, com um DVD, treinar a coreografia em casa.
04-Personalize o plano de mesas: existem muitas formas de diferenciar o plano de mesas: aproveite para colocar o nome dos convidados em vez de reduzi-los a números. Ou, melhor ainda, quando distribuir as mesas, coloque nomes relacionados com os convidados. Se os conheceu na universidade, se trabalham juntos, se fizeram viagens juntos, ou se têm outros interesses comuns, explore-os. Use fotografias, capas de revista, e divirta-se.
05-Escreva uma mensagem de boas vindas aos seus convidados. Uns dias antes, se tiver tempo, escreva uma pequena mensagem e deixe em cima das mesas, especificando o lugar das senhoras e dos homens. Peça aos convidados que completem a mensagem e, no final, a coloquem numa caixa. Quando chegar de lua-de-mel, organize o diário da festa!
06-Peça a um dos padrinhos ou a um dos amigos mais eloquentes que faça um discurso de boas vindas e uma saudação antes de começarem a almoçar ou jantar.
07-Decore a mesa onde está o bolo de noivos. Peça aos seus pais, tios, irmãos, avós e amigos que tragam fotografias dos seus casamentos. Será uma boa oportunidade para recordar belos momentos.
08-Fale com os seus convidados. O que faz a diferença de uma festa de casamento é a relação dos noivos.
Os momentos que estiver com cada um dos convidados serão, no final, das poucas recordações deste dia tão especial.
09-Peça aos seus sobrinhos ou primos que distribuam rosas às senhoras.
Como faço o livro de honra?

O casamento é um dos dias mais bonitos da nossa vida, mas fugaz, passa demasiado depressa, pois a noiva está tão ocupada que chega ao fim do dia e por vezes não se lembra do mais importante. Uma boa forma de eternizar este momento é através do livro de honra do casamento.
Dicas para o livro de honra
01-Mande fazer um livro com uma dedicatória para os noivos e distribua pelos convidados para que escrevam mensagens de felicidade durante o casamento!
02-Coloque o livro na entrada da sala onde haverá o copo-de-água, de forma a que os convidados saibam onde poderão encontrar o livro. Coloque o livro de honra num local bem visível, decorado com flores e, já agora, uma fotografia dos noivos. Saiba como decorar o casamento com fotografias.
03-O ideal seria arranjar um cavalete onde colocar o livro de honra! Dessa forma, ninguém deixará de ver o livro!
04-Peça a uma das madrinhas ou crianças para dar uma volta às mesas e pedir aos convidados que ainda não escreveram no livro de honra para o fazerem. Nessa altura, o ambiente deve estar bem animado e os convidados mais inspirados!
05-Peça a um dos seus amigos ou padrinhos para ir ao microfone avisar os convidados de que o livro irá passar de mesa em mesa e dizer-lhes para escreveram uma mensagem, um poema, uma frase , ou contar uma história divertida acerca dos noivos!
06-É importante que haja canetas para os convidados, pois nem as senhora levam canetas para uma festa!
07 -Compre o livro numa loja da especialidade ou no mesmo sítio onde fizer os convites e lembranças . Mande fazer um livro de honra com uma capa especial e personalizada, como por exemplo, um monograma.
08-Aproveite e tire fotografias aos convidados com uma máquina polaroide e acrescente ao livro. Dessa forma enriquece o livro e aumenta as memórias deste dia tão especial!
09-Peça aos pais, amigo e padrinhos para iniciarem a escrita do livro-de-honra! Se as pessoas mais importantes derem o mote, incentivam os convidados a escreveram também.
10-Se os noivos se lembrarem, escrevam no final da festa e levem o livro de honra para a lua-de-mel .
De onde surgiu a ideia do buque da crinalda do véu?

Grinalda
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.
Véu
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.
Peça azul
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma joia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).
De onde é meu noivo?
Dados sobre Criciúma - Santa Catarina
Características
Maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos, Criciúma é rica em cultura e recursos naturais. É também o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e o maior pólo estadual do setor de confecções.
Data de fundação - 06 de janeiro de 1880.
Data festiva - 06 de janeiro (aniversário da cidade) e 04 de dezembro (Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros).
Principais atividades econômicas - O carro-chefe da economia de Criciúma é o setor cerâmico, mas também é forte a indústria da moda e vestuário, de plásticos descartáveis, de tintas e de vernizes.
População - 190.923 habitantes, segundo estimativa do iBGE para 2007
Colonização - Italiana, alemã, polonesa, portuguesa e africana.
Localização - Extremo sul, a 200km de Florianópolis.
Área - 235,6km2.
Clima - Subtropical, com temperatura média entre 15ºC e 30ºC.
Altitude - 46m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Araranguá, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza.
Como Chegar
Acesso rodoviário pela BR-101, 192 km ao sul de Florianópolis e 90km ao norte da divisa com o Rio Grande do Sul. Aeroporto a 15 km de distância do centro da cidade, em Forquilhinha.
Resumo Turístico da cidade
Criciúma é conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do País. A Mina Modelo Caetano Sonego, única mina de carvão aberta à visitação pública no Brasil, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Em seu interior há uma capela, um museu e um bar. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, negros, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento. A Quermesse da Tradição e Cultura, uma grande festa étnica que acontece no mês de setembro e leva milhares de visitantes à cidade, é uma homenagem a esses imigrantes.
Pontos Turísticos - Visite as Igrejas de São José, de Nossa Senhora da Salete - com passagens da Via Sacra, pintados em óleo sobre tela pelo artista Willy Zumblick - e de São Paulo Apóstolo, que expõe uma cruz de cerâmica, de 6m x 3,70m, de autoria da artista Jussara Guimarães. Conheça também a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Cultura - Visite o Museu de Colonização Augusto Casagrande, um antigo sobrado com a típica arquitetura do interior da Itália do século XIX, e o Memorial da Cidade, que homenageia as cinco etnias formadoras do povo criciumense e em cujo subsolo fica o Museu da Cidade. Não deixe de conhecer o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos e, no sábado pela manhã, na Praça Nereu Ramos, vá ao Bric do Calçadão, onde artistas e artesãos expõem e comercializam suas peças.
Infra-estrutura turística - O Teatro Municipal Elias Angeloni é a única sala de espetáculos do sul do Estado, onde têm lugar peças de teatro, apresentações musicais, balé, palestras, seminários e encontros. Outro ponto destacado é o Espaço Cultural Jorge Zanatta, no prédio do Conselho Nacional do Petróleo, com Galeria de Arte e Pinacoteca. O novo pavilhão de exposições, José Ijair Conti, tem sido local de abrigo de muitas feiras e eventos que movimentam Criciúma. A rede hoteleira é a melhor da região e existem diversos restaurantes de nível internacional, principalmente italianos.
Receita de farofa

Ingredientes-3 cabeças de alho picados
-1 xicara de azeite
-3 colheres de manteiga ou margarina
-3 xícaras de farinha de mandioca crua
-1 colher (café) de sal
Modo de PreparoFrite o alho picado no azeite e na manteiga (ou margarina).
Quando o alho estiver bem fritinho (cuidado para não queimar),
acrescente a farinha de mandioca crua, e vá misturando até a
farinha ficar torradinha. Por fim acrescente o sal.
É só servir com churrasco, é uma delícia!!!!
E a mesa dos noivos ?

Conselhos para ajudar servir de guia:
01-Alguns noivos optam por partilham a sua mesa com os respectivos pais e, por vezes, com os avós ou algum familiar considerado especial. Se um deles faltar, poderá preencher a lacuna com um dos seus irmãos e respectivo par.
02-A mesa presidencial pode ter distintas formas, ser retangular ou redonda, embora cava vez mais se utilizem mesas redondas, pois são mais adequadas para manter a conversar acesa.
03-A ordem correta para sentar os convidados na mesa principal redonda é: noiva, padrinho, mãe do noivo, avô, avó, pai do noivo, madrinha e o noivo ao lado da noiva. Esta colocação admite variações, embora o ideal seja que o número de pessoas presentes seja par e que se sentem alternadamente homem e mulher.
04-Alguns noivos preferem partilhar a sua mesa com amigos mais íntimos e com os seus irmãos, em vez dos seus pais. Esta solução é muito útil se, por exemplo, os pais de um dos cônjuges estão divorciados e não mantém uma boa relação entre eles.
LEMBREM SEMPRE: Simplicidade é o máximo da sofisticação !
Dizia Leonardo da Vinci
Quem tem não mostra... quem muito se mostra nunca teve!
Cheila
Receita de arroz colorido

Ingredientes:
4 xícaras de arroz lavado e escorrido
2 latas de milho verde lavado e escorrido
2 latas de ervilhas lavada e escorrida
100g de azeitonas picadas
3 cenouras grandes picadas em cubinhos
100g de vagem em fatias finas
1 cebola grande picada em cubinhos
4 dentes de alho amassados
sal a gosto
azeite
Modo de preparo:
Em uma panela refogue o arroz sem óleo e sem alho, mexendo
cuidadosamente para torrar o arroz e não deixá-lo queimar. Quando
sentir que o arroz está mais leve dentro da panela e fazendo
aquele barulhinho como se fosse um milho de pipoca, tempere com
sal a gosto e acrescente água fria, cobrindo o arroz por
completo, não é necessário tampar a panela. Deixe o arroz secar
em fogo alto, secando desligue o fogo e reserve.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite. Acrescente à
frigideira o alho, a cebola, a vagem e a cenoura e deixe refogando até
amaciar, até sentir que os legumes estão macios.
Agora aqueça novamente a panela de arroz com 1 xícara de água em
fogo baixo. Prepare uma travessa acrescente os legumes, o milho verde, a ervilha e as azeitonas.
Quando o arroz estiver seco, vá acrescentando generosamente o
arroz a mistura de legumes.
Arroz branco Arroz colorido

Ingredientes
6 xícaras de arroz cozido
1 beterraba pequena cozida e batida no liquidificador
1 cenoura cozida e batida no liquidificador
1 xícara de folhas verdes cozidas e batidas no liquidificador (almeirão, agrião, espinafre, folhas de cenoura, folha de brócolis, folha de couve-flor, mostarda etc.)
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Dividir o arroz em 4 partes. Uma ficará branca. Em outra parte, colocar a beterraba, na terceira, a cenoura e na última, o purê de folhas. Colocar em uma forma o arroz branco e depois fazer camadas de arroz colorido até terminar. Apertar bem para poder tirar da forma.
Receita de mandioca

Churrasco sem mandioca não tem graça.
1 quilo de mandioca,
1 cebola pequena bem picadinha,
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina,
sal e pimenta a gosto,
2 a 3 colheres de maionese.Modo de Preparocozinhe normalmente a mandioca,e quando estiver bem cozidinha
rezerve.
Em uma outra panela coloque a manteiga ou margarina para
derreter, depois acrescente a cebola e deixe dourar um pouco,
agora tempere a gosto, ela fica mais gostosa apimentada, mexa
rapidinho e coloque a maionese, não se assuste pois a maionese
vai talhar um pouco com a temperatura ,agora e a vez de colocara
a mandioca cozida e picada em pedaços medios.
Pronto esta ai um acompanhamento gostoso, picante e rapido para
acompanhear um bom churrrasco.
Receita pão com alho

Pão com Alho
Ingredientes:
Pão francês
1 pote de maionese
1 caixa de catupiry
Alho 2 ou 3 dentes
Preparo:
Pasta:
Leve a maionese, o catupiry e os dentes de alho ao liqüidificador e bata.
Montagem:
Corte o pão como se fosse fatiar em rodelas, mas não as separe.
Recheie cada corte e feche o pão com um espeto ou coloque sobre uma grelha
Passe mais uma camada da pasta de alho envolta do pão e leve à churrasqueira.
Um minuto no fogo quente é suficiente para deixar o pão crocante e douradinho.
É um ótimo aperitivo, enquanto se espera o churrasco ficar pronto.
Dica:
Pode ser feito sem o catupiry.
Receita de salada Siria


Tabule é uma salada de origem síria. Leva em sua base o Trigo Tabule, ou Trigo para kibe. É leve, rico em fibras, e serve tanto como acompannhamento em um jantar como petisco, em dias de calor.O famoso tabule, salada de tomate, cebola, trigo, e hortelã e salsa, é originário do Líbano, mas acredito que a proximidade dos países fez com que muitas receitas migrassem de um lado para o outro, assim como fazem as pessoas até hoje.O tabule também é uma ótima dica para os vegetarianos, e você pode incrementar com sementes, como a linhaça e a quinoa, a proteína de soja, e ainda acrescentar nozes, tâmaras, pistaches, enfim, o que a sua imaginação e o seu paladar mandarem.
100g. de trigo para quibe
6 tomates maduros e firmes
2 cebolas médias
suco de 6 limões taiti coado
1 maço de salsa
1 maço de hortelã
1 pitada de canela ou pimenta síria (também conhecida como caiena)
200 ml de azeite virgem
sal a gosto
DICA LEGAL ESSA SALADA PODE SER FEITA DOIS DIAS ANTES,FICA MUITO MAIS SABOROSA.
OBS: ADORO ESSA SALADA
Existe comida azul?

Por que quase não existem comidas azuis? Essa pergunta ficou no passado. Com o sucesso da antocianina, antioxidante que azuleja as supersaudáveis blueberries e promete vida longa.
RADICAIS LIVRES GO HOME
Na verdade, azul foi a última das cores a se tornar um M&M, sete anos atrás. Foram gastos milhões em pesquisas de marketing, estudos de branding e, imagino, consultoria em feng shui para espantar um possível fracasso de vendas. É que, assim como vermelho dá vontade de comer, e amarelo, de jogar o prato fora (por isso o McDonald’s usa essa paleta), a pacífica cor azul é um clássico supressor de apetite. Teóricos do emagrecimento sugerem que se você meter um bistecão sobre um prato azul não vai chegar à metade. Outro truque para os gordinhos dietantes é ligar uma lâmpada azul na geladeira para entristecer a fominha noturna, Colocar luzes azuis na sala de jantar .
A razão é o velho e bom darwinismo. O azul é associado ao pH alcalino, enquanto a maioria da vida orgânica é básica ou, amiúde, como canta o Chico Buarque, amarga.
queijos azuis – o italiano, gorgonzola, feito com leite de vaca, e o francês, roquefort, com leite de ovelha. Mas o azul ali é do mofo, penicilium, que traz o sabor característico.
Existe também o blue steak, bifão yankee que deixa à mostra os veios da carne azulados de acordo com a temperatura de cozimento. A kale, um repolho siberiano rico em vitamina A que de uns tempos pra cá virou VIP nas saladas bacanas.
Azul de nascença é a batata azul escocesa, descoberta há um século, porém há só uma década causando na Inglaterra . É ótima frita ou em purê. Seu índigo blue vem da antocianina, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, moléculas instáveis cujo processo de degeneração está ligado ao câncer e ao envelhecimento.
AZUL É O NOVO PRETO
A antocianina está ainda em algumas berries (bagas – favor não confundir), como as raspberries (framboesas) mexicanas ou as blackberries (amoras, não o smartphone) ou as blueberries (mirtilos) norte-americanas. São plantas originárias de clima frio: há somente sete anos começou-se a plantar blueberries no Brasil, em Campos do Jordão (SP).
Pesquisas de 2002 apontam a wild blueberry como a próxima RAINHA DA COCADA PRETA dos cardápios.
Fora o combate ao envelhecimento, a antocianina encara males cardíacos, arredonda o tratamento de tumores e até refresca a memória de curto alcance.
Como fruta mais rica em antocianina, a baga selvagem (ui) tem três vezes mais antioxidantes que o espinafre, em atrasar.
Afinal, há algo mais cool que azul?
Caso estejam corretos “os especialistas” – essa volúvel e suspeita raça –, em breve supermercados e restaurantes serão invadidos pelo tom azul e o sabor cítrico das berries.
No futuro, tal como o chiclete perfeito criado por Willy Wonka na Fantástica fábrica de chocolate (que juntava uma refeição completa, mais sopa e sobremesa, e não acabava nunca), as comidas mais sensacionais serão azuis.
colocar corante na comida como se faz no musubi, um sushi havaiano em que o arroz é azulzinho feito o amor .
Fora, Adrià: blue is the new black. Lasanhas azuis. Hambúrgueres azuis. Agriões azuis. Pizzas azuis.
Bom querida já percebe que você é muito inteligente,até sua cor é incrivel.
Posso fazer churrasco?
Pode fazer churrasco sim.
É importante que ao fazer um churrasco e ao mesmo tempo fazer dele um dia inesquecivel para seus convidados é necessário providenciar profissionais qualificados.
Preparamos uma mesa de saladas para deixar seu churrasco muito saboroso!!!!
E nossa caipirinha de frutas ( Seus convidados irão adorar
DICA LEGAL...TODOS TEM QUE SABER QUE O CHURRASCO
FOI UMA PESSOA ESPECIAL ...VAMOS ENTÃO UNIFORMIZAR TODA A EQUIPE,DO CHURRASCO!
O que é bodas de ouro?

A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais, com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b. Logo BODA é a festa que celebra o aniversário de casamento.
As bodas mais populares e comemoradas no Brasil são as bodas de prata (25 anos) e bodas de ouro (50 anos).
01º
Bodas de Papel 51º
Bodas de Bronze
02º Bodas de Algodão 52º Bodas de Argila
03º Bodas de Couro ou Trigo 53º Bodas de Antimônio
04º Bodas de Flores, Frutas ou Cera 54º Bodas de Níquel
05º Bodas de Madeira ou Ferro 55º Bodas de Ametista
06º Bodas de Açúcar ou Perfume 56º Bodas de Malaquita
07º Bodas de Latão ou Lã 57º Bodas de Lápis-lazúli
08º Bodas de Barro ou Papoula 58º Bodas de Vidro
09º Bodas de Cerâmica ou Vime 59º Bodas de Cereja
10º Bodas de Estanho ou Zinco 60º Bodas de Diamante
11º Bodas de Aço 61º Bodas de Cobre
12º Bodas de Seda ou Ônix 62º Bodas de Telurita
13º Bodas de Linho ou Renda 63º Bodas de Sândalo
14º Bodas de Marfim 64º Bodas de Fabulita
15º Bodas de Cristal 65º Bodas de Platina
16º Bodas de Safira ou Turmalina 66º Bodas de Ébano
17º Bodas de Rosa 67º Bodas de Neve
18º Bodas de Turquesa 68º Bodas de Chumbo
19º Bodas de Cretone ou Água Marinha 69º Bodas de Mercúrio
20º Bodas de Porcelana 70º Bodas de Vinho
21º Bodas de Zircão 71º
Bodas de Zinco
22º Bodas de Louça 72º
Bodas de Aveia
23º Bodas de Palha 73º Bodas de Manjerona
24º Bodas de Opala 74º Bodas de Macieira
25º Bodas de Prata 75º Bodas de Brilhante ou Alabastro
26º Bodas de Alexandrita 76º Bodas de Cipestre
27º Bodas de Crisoprásio 77º Bodas de Alfazema
28º Bodas de Hematita 78º Bodas de Benjoim
29º Bodas de Erva 79º Bodas de Café
30º Bodas de Pérola 80º Bodas de Nogueira ou Carvalho
31º Bodas de Nácar 81º Bodas de Cacau
32º Bodas de Pinho 82º Bodas de Cravo
33º Bodas de Crizopala 83º Bodas de Begônia
34º Bodas de Oliveira 84º Bodas de Crisântemo
35º Bodas de Coral 85º Bodas de Girassol
36º Bodas de Cedro 86º Bodas de Hortênsia
37º Bodas de Aventurina 87º Bodas de Nogueira
38º Bodas de Carvalho 88º Bodas de Pêra
39º Bodas de Mármore 89º Bodas de Figueira
40º Bodas de Esmeralda 90º Bodas de Álamo
41º Bodas de Seda 91º Bodas de Pinheiro
42º Bodas de Prata dourada 92º Bodas de Salgueiro
43º Bodas de Azeviche 93º Bodas de Imbuia
44º Bodas de Carbonato 94º Bodas de Palmeira
45º Bodas de Rubi 95º Bodas de Sândalo
46º Bodas de Alabastro 96º Bodas de Oliveira
47º Bodas de Jaspe 97º Bodas de Abeto
48º Bodas de Jaspe 98º Bodas de Pinheiro
49º Bodas de Heliotrópio 99º Bodas de Salgueiro
50º Bodas de Ouro 100º Bodas de Jequitibá
OBS: PARABÉNS PARA SEUS AVÓS !
Posso decorar com enfeite coméstivel?

Basta ser original e criar a sua decoração.

Já pensaram em fazer um enfeite comestível para a mesa dos convidados?? Além de frutas serem mais baratas do que flores, me pareceu fácil de fazer com algumas forminhas para cortar as frutas nos formatos desejados.
O que tá na moda?
Tá na moda colocar em um cantinho da festa uma árvore de recadinhos.
![]() |
Adicionar legenda |
A árvore normalmente é de galhos secos com flores aplicadas (fica um charme). Os papéis podem ser do formato que você quiser. O da foto era em formato de flor e ficou lindo! Nesse cantinho é legal ter uma mesa com papéis e canetas.
É bem fácil de fazer. É só cortar os papéis e com um furador deixar um furinho para passar a fitinha.
O que preciso para casar no civil?

É importante dizer que cada cartório tem um procedimento. Você deve dar entrada na documentação no cartório mais próximo de sua residência e lá se informar sobre tudo que vai precisar. No meu livro, em "Santas Listas" tem bastante informação. Vou copiar e acrescentar algumas coisinhas ;)
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento atualizada (6 meses).
- Comprovante de residência recente.
- Indentidade e CPF dos noivos e das testemunhas (vale a carteira de motorista).
Observações importantes:
1- Toda documentação deve ser apresentada com cópia autenticada.
2- No ato da apresentação dos documentos será emitido o memorial para o casamento, onde constará as assinaturas dos noivos e das testemunhas, que deverão ser reconhecidas.
3- As firmas podem ser abertas e reconhecidas no próprio cartório. Basta o comparecimento de todos com identidade, cpf ou carteira de motorista.
4- O prazo para o processo de habilitação ser homologado é de 50 dias corridos. Depois de habilitados, os noivos poderão casar no prazo de 90 dias.
Existe uma opção pra quem não tem paciência pra fazer tudo isso sozinha: contratar um despachante. O custo nem é tão alto assim e poupa muito tempo. Eu conheço dois despachantes excelentes! Quem quiser o contato eu passo, sem problema algum ;)
E pra terminar a maior dica de todas: Se informe no cartório antes de levar toda documentação. Assim, no dia certo, você já leva toda documentação certinha, assinada e autenticada.
CASAMENTO CIVIL NO SALÃO OU NO CAMPO
Vantagens: Você poderá se vestir como quiser, inclusive usar véu e grinalda, poderá convidar quantas pessoas quiser, decorar o local como se fosse um casamento religiosos, comporta quantas pessoas o orçamento permitir e poderá ser realizado à noite.
Desvantagens: A taxa de cartório é acrescida da taxa de deslocamento do Juiz de Paz.
DICA IMPORTANTÍSSIMA
Para se casar no civil, a primeira coisa a fazer é ir até o Cartório de Registro Civil para fazer o “Pedido de Habilitação”, ou seja, vocês terão que preencher todas as formalidades para provar que não existem impedimentos para a realização do casamento.
Para evitar transtornos, o ideal é encaminhar
Assinar:
Postagens (Atom)
Sem tempo no real... No virtual faço presente para você meu anjo!
Depois de algum tempo namorando chega a hora em que vocês decidem: vamos oficializar a nossa relação. É ai que começa o trabalho. A partir do momento em que você e seu companheiro decidem que chegou o momento de casar até a hora da festa muitas coisas tem que ser providenciadas, tantos detalhes que muitas vezes a noiva não da conta de fazer tudo sozinha...Pensando nisso como não posso ajudar no real vou tentar pelo virtual...beijos mamãe
.
.
Há seis requisitos necessários para um casamento ser feliz:
"O primeiro chama-se Fé, e os outros cinco, confiança.
Sonhe muito...mas não viva sua vida em função de um sonho".
Assuntos
-
►
09
(1)
- ► dezembro 2009 (1)
-
▼
10
(58)
- ► janeiro 2010 (2)
-
►
maio 2010
(43)
- O que preciso para casar no civil?
- O que tá na moda?
- Posso decorar com enfeite coméstivel?
- Qual noivinho coloco no bolo?
- O que é bodas de ouro?
- Posso fazer churrasco?
- Existe comida azul?
- Receita de salada Siria
- Receita de salada fria
- Receita pão com alho
- Receita de mandioca
- Receita de arroz colorido
- E a mesa dos noivos ?
- Receita de farofa
- De onde é meu noivo?
- Posso escolher as forminhas dos docês?
- De onde surgiu a ideia do buque da crinalda do véu?
- Como faço o livro de honra?
- Posso personalizar minha festa?
- O que posso jogar sem ser o buque?
- Posso usar bolo de chocolate?
- Como deve ser a mesa dos convidados?
- ► outubro 2010 (10)
-
►
11
(10)
- ► janeiro 2011 (2)
- ► fevereiro 2011 (1)
- ► março 2011 (1)
- ► junho 2011 (2)
- ► julho 2011 (3)
- ► dezembro 2011 (1)
-
►
12
(10)
- ► janeiro 2012 (1)
- ► abril 2012 (2)
- ► junho 2012 (3)
- ► novembro 2012 (1)
- ► dezembro 2012 (2)
-
►
13
(12)
- ► janeiro 2013 (1)
- ► fevereiro 2013 (1)
- ► março 2013 (5)
- ► abril 2013 (4)
- ► junho 2013 (1)